sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Esse amor!

Não existe nada parecido com o amor de Deus. Diferente de qualquer área do conhecimento ou da atividade humana, quanto mais você experimenta dele, menos consegue explicá-lo. Quanto mais o sente, menos o conhece.


Os relacionamentos humanos são totalmente insuficientes para expressar completamente o amor de Deus. Podemos falar do amor de uma mãe por seus filhos. Mas encontraremos situações de abandono e maus tratos. Podemos cantar, como fazem os poetas, o amor apaixonado entre um homem e uma mulher. Mas haverá momentos rudes, dias de discórdias e afastamento. Podemos celebrar o amor fiel entre amigos antigos, mas ainda entre eles poderão surgir rixas e desentendimentos.  A beleza do amor humano, comparada ao amor de Deus,  é como a névoa da manhã, que se dissipa ante a luz do sol.

Pensar em Deus amando a Adão e Eva no Éden é relativamente fácil. A obra-prima da sua Criação perfeita. Deus olhava para os dois e podia dizer: “isso que eu fiz é muito bom”. Nunca tive essa experiência, mas penso que não seria difícil amar alguém perfeito. Sem decepções. Sem traições. Sem palavras duras. Apenas o amor, a camaradagem, o companheirismo, a comunhão plena.


Mas saber que Deus continuou a amá-los mesmo depois de pecarem complica a nossa imaginação. Como conciliar isso com a sentença de morte e separação que entrou em vigor no exato instante que comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal? Amor e punição nos parecem completamente incongruentes. Quem ama não pune, pensamos. Quem ama faz vistas grossas ao pecado.


Bobagem. A história da humanidade prova exatamente o contrário. Deus não diminuiu seu amor por Adão e Eva em 1 mm (ou 1kg ou seja lá a medida que se queira usar) depois da queda. É por isso não compreendo o amor de Deus. Ele continua nos amando e provando isso a cada dia, mesmo que não seja possível para ele, por ser tão puro de olhos, ver o mal que está em mim (Habacuque 1:13). Ele não pode conviver com isso. Não suporta o pecado. Mas continua amando.


Não é injusto em condenar-me por causa do meu pecado. Mas porque me ama, providencia um meio para que nossa comunhão seja restaurada. Esta é a história da redenção.  Um Deus de toda graça provendo recursos para satisfazer completamente sua justiça e santidade.


Sem nunca deixar de me amar.

Marcos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.