segunda-feira, 18 de março de 2013

Um Evangelho sem IBOPE


Creio em um Evangelho que não dá IBOPE. Ele não é exatamente “palatável”. Ele não atrai multidões, não torna as pessoas famosas. Creio em notícias que confrontam a sensibilidade do homem pós-moderno. São verdades absolutas e inquestionáveis e só por isso já fazem as pessoas torcerem o nariz (inclusive alguns “pastores”, “teólogos” e blogueiros).

Digo isso porque, para início de conversa, creio que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Não aceito o blá-blá-blá liberal que questiona sua autoridade textual. Então, só creio no Evangelho da Bíblia.

Em razão disso, creio no julgamento final de todos os homens. Salvos que comparecerão diante do Tribunal de Cristo (II Coríntios 5:10) e perdidos que comparecerão diante do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15). Os salvos serão condecorados (ou não) de acordo com suas obras, e os perdidos receberão o castigo também de acordo com elas. Não serão salvos ou perdidos por causa das obras, mas por terem crido ou não no Salvador (II Tessalonicenses 2:10-12).

Creio também, pelas mesmas razões, em Céu e Inferno. Creio porque Jesus Cristo falou nisso com todas as letras (Lucas 16:20-31) e ainda alertou para temermos a Deus, que além de tirar a vida pode nos lançar no inferno (Lucas 12:5). Por crer nisso, acho ridículas as tentativas de ressuscitar as heresias estúpidas e antigas como o Universalismo (aqueles que dizem que o inferno até existe, mas está vazio, porque Deus, num último ato de graça, vai salvar a todo mundo) ou no Aniquilacionismo (aqueles que dizem que os perdidos simplesmente deixarão de existir).

Creio na realidade do pecado. Tanto no pecado original, nossa natureza pecaminosa (Romanos 5:12) como nos atos de desobediência diários que os seres humanos cometem contra Deus (I João 1:10). Sendo assim, creio que há, sim, certo e errado, sendo os critérios para isso definidos por Deus em Sua Palavra.

Creio no amor incondicional de Deus. Ele não nos ama, como tentam defender alguns filósofos da “Teologia da Libertação Gospel” (a famigerada “Missão Integral”) apenas porque quer ser amado por nós. Até porque isso tornaria o amor de Deus uma moeda de troca interesseira. Ele ama até mesmo àqueles que o rejeitam (Oséias 11:1-4)

Mas, felizmente, creio em um Evangelho que dá esperança e oferece a certeza da vida eterna. Não por obras de justiça que alguém possa fazer, mas por seu amor e graça (Tito 3:4-7) o Evangelho oferece aos que creem (e somente aos que creem) a libertação da pena, do poder e, no futuro, até mesmo da presença do pecado e todas as suas consequências. Já fui chamado (por gente crente, ou supostamente crente) de fundamentalista, de atrasado, de retrógrado, de medroso entre outros "elogios", por não aceitar questionar o que a Bíblia diz e o que a Igreja sempre aceitou como verdade em 20 séculos de História. Mas a cada dia estou mais convicto de não há outro que tenha as palavras de vida eterna (João 6:68).

Ao olhar a tristeza e o desespero angustiado daqueles (inclusive amigos meus) que enveredaram pelos tortuosos caminhos da teologia liberal, ou mesmo dos que flertam com ela, por acharem que estão descobrindo uma grande novidade, tenho ainda mais certeza de que a Bíblia é a verdade. Única, absoluta, insofismável, eterna Verdade.

Então, podem me chamar do que quiserem.  A mim, não me importa ser famoso ou aplaudido. Basta-me, com sobras, estar salvo para sempre.

2 comentários:

  1. Se for assim aqui se apresenta mais um companheiro seu para, junto contigo, ser chamado de fundamentalista, de atrasado, de retrógrado, de medroso.
    Ah! Por crer como você, também já fui chamado de Obscurantista.

    Já li muitos livros, mas nenhum deles fez na minha vida o que a Bíblia fez e faz. Este livro mudou minha vida por completo!

    ResponderExcluir
  2. Digo o mesmo meu irmão mais uma para junto contigo ser chamado de fundamentalista, etc e até de louca.

    Não importa o que dizem eu vou continuar crendo em JESUS e no seu evangelho,pois Ele continua o mesmo de ONTEM, HOJE E SERÁ ETERNAMENTE Jesus o nosso Redentor.
    ADNA

    Obs

    ResponderExcluir

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.