segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dez passos rápidos para introduzir o pensamento liberal em sua igreja

Não que eles precisem de ajuda. Afinal, isso é sabido até no futebol: destruir é muito mais fácil do que construir. Os pernas de pau estão aí para provar a tese. Mas vamos lá. Para ajudar a destruir a fé na Bíblia e em suas doutrinas essenciais é bem fácil.
  1.  Comece “pianíssimo”. Não vá falando o que você pensa tudo de uma vez. Vá aos poucos. Um dia você coloca em dúvida o livro de Jó, mais tarde você questiona os Evangelhos, depois os escritos de Paulo, depois volta para o livro de Isaías. Devagar. Assim fica mais difícil para alguém perceber.
  2. Seja liso como quiabo. Nunca responda diretamente o que lhe perguntarem. Lembre-se: você acredita em um mundo multicolorido, nada de preto no branco. Pode ser perigoso dizer num debate (principalmente se for público) o que você pensa sobre Deus e a Bíblia.
  3. Diga sempre que crê na Bíblia, mesmo que você já não creia mais. É uma questão de sobrevivência. Se fosse disser abertamente que não aceita mais a Bíblia como a Palavra de Deus, os fundamentalistas vão te cortar e você vai perder a visibilidade.
  4. Use e abuse destas expressões: “reinventar”, “livre pensar”, “teologia fora da caixa”, “diálogo”, “interlocução”, “maniqueísmo”, “manipulação”. Elas não querem dizer nada, nós sabemos disso. Mas dão um Ibope...
  5. Sempre que se referir àqueles que insistem em crer nesse livro retrógrado e atrasado, manipulado pelos interesses dos religiosos, que chamam de Bíblia, não perca a chance de identificá-los com os termos “fundamentalistas”, “evangélicos religiosos”, “fariseus”, “hipócritas institucionais”, “donos da verdade”. Dependendo da situação, use também “os malas”, “os seguidores do fulano de tal”.
  6. Evite a todo custo discutir esses assuntos com quem conhece a Bíblia. Prefira os mais jovens e os que não leem nada. É muito mais fácil convencer essa turma do que se desgastar com os outros e correr o risco de ser desmascarado antes da hora.
  7. Seja conservador no púlpito, mas liberal no cafezinho. Nas conversas particulares, zombe o quanto puder desse pessoal atrasado que ainda acha que se faz teologia com Bíblia. Incentive o pessoal a ler mais filósofos, a estudar em faculdades teológicas mais arejadas, que não tenham esse negócio de “linha teológica” definida.
  8. Se não tiver acesso pessoalmente às igrejas, a Internet está aí para isso. Divulgue os links, faça o pessoal mais descolado ouvir três, quatro mensagens dos profetas liberais todos os dias. É faca quente na manteiga...
  9. Comece logo, antes que os líderes e pastores percebam que a coisa é séria. Por enquanto eles estão achando que é implicância de alguns mais radicais. Quando eles acordarem, o estrago já vai estar feito.
  10. Quando perceber que já há um grupo forte o suficiente para apoiar você e questionar as doutrinas da igreja, aí você já pode se manifestar. Esse pessoal vai defende-lo até à morte e você ainda vai ser visto como um mártir.
Vamos lá! Acenda o pavio, jogue a bomba e fique de fora assistindo o que vai dar. 

6 comentários:

  1. Olá Marcos, bom dia.

    Diante do exposto, penso que temos que nos posicionar de modo cooperativo para com os líderes.

    Sugiro um novo post com conselhos para os pastores e líderes nos ajudando como agir de modo a impedir que estes fatos ocorram em nossas igrejas, já tão atacadas pelo inimigo.

    Abraço e Obrigado.

    Nildemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Nildemar.
      Você tem razão. Creio que devemos fazer algo mais.
      Recentemente escrevi sobre isso, dirigindo-me aos líderes.
      Leia aqui http://fazendodiscipulos.blogspot.com.br/2012/10/uma-estrategia-antiliberal-e.html

      Excluir
  2. Este artigo, realmente, teve o intuito de alertar os menos atentos, quanto aos que se dizem profetas de "DEUS", e que detém os conhecimentos e decifram as verdades destiladas e lapidadas das Escrituras. Porém, não devemos generalizar sobre o que tem sido tradição e o que deveria ser fato revelado por homens, que se dizem de "DEUS".
    A verdade sobre o que se tem pregado e ensinado nas sinagogas atuais, é que somos escravos dos interesses das multifaces dos homens que lideram suas religiões e comseguem manipular a crença de seus seguidores.
    Muias farsas e mentiras estão estampadas em suas pregações e mensagens nos púlpitos e ninguém tem coragem de enfrentá-los e desmascará-los, pois buscam seus próprios interesses e realizações.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão, muito bom. Outro tática deste pessoal (especialmente em denominações em que há tribunais eclesiásticos) é: nunca escreva o que você pensa. Isso pode virar prova contra você em um tribunal sério... Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão, sim de fato isto tem ocorrido com mais frequência que parece, por vezes vimos irmão que passaram por diversas igrejas tradicionais e que tem um bom conhecimento panorâmico da bíblia mas os usa para desacreditá-la. "Como fala a alguns, conhece a Palavra mas não o Deus da Palavra" e com isso sutilmente vão introduzindo dúvidas nos menos instruídos (na bíblia) aqueles que por vezes tem preguiça de estudar. É por isso que devemos nos atualizarmos estudando e não acreditar que já sabemos de tudo que a Bíblia descreve. Cesar Chagas

    ResponderExcluir

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.